CEIA - Centro Espírita Irmão Augusto

 

O Centro Espírita Irmão Augusto é uma organização religiosa, assistencial, cultural, beneficente e filantrópica, sem fins lucrativos que tem por objetivo o estudo, a prática, assistência espiritual e a difusão do Espiritismo em todos os seus aspectos, com base nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita, trabalhando dentro do ideal do Cristo pela fraternidade humana. 

 

Declarado de Utilidade Pública pela Lei Estadual nº 2.209, de 13/12/1979, e pelo Decreto Municipal nº 25.273/88, de 11/01/1988. CNPJ 62.951.355/0001-13. 

 

História do CEIA

 

O Centro Espítita Irmão Augusto - CEIA, fundado em 1952, é o fruto do trabalho incansável de um grupo de adeptos da Doutrina Espírita.

A história do CEIA também se confunde com a do seu ex-pre­sidente Mário Garavelli, desencarnado em 2003, que por 52 anos dirigiu essa instituição com amor e dedicação. Em 1946, D. Anéris, irmã do “Seu Mário”, como era carinho­sa­mente conhecido o ex-presidente da Casa, caía vítima de profundos transtornos físicos e emocionais.

Um amigo da família, Hamleto Papeschi, espírita convicto, reconheceu nos sintomas efeitos de grave obsessão. Identificada a causa, seguiu-se o roteiro de tratamento estabelecido nos livros da Codificação e D. Anéris foi curada. Família e amigos passaram a se dedicar aos estudos da Doutrina Espírita. Surgiu, então, o desejo de fundar uma casa onde se pudesse estudar e divulgar a Doutrina e praticar a caridade. Assim nasceu o CEIA.

Atualmente, cerca de 300 pessoas passam pelo CEIA por mês. Na área doutri­nária, a Casa oferece palestras públicas e cursos sobre as Obras Básicas de Allan Kardec, além de orientação, por meio do Atendimento Fraterno, às pessoas que buscam conforto, alívio ou esclarecimento em diversos momentos da vida. Quanto à mediunidade, é recebida atenção especial nas sessões voltadas à Educação Mediúnica. Para crianças e jovens, há cursos de Evangelização Infantil e Mocidade Espírita para que eles possam aprender a Doutrina.

Fiel ao lema do Espiritismo “Fora da Caridade não há Salvação”, o CEIA promove, por meio do CASIA, seu braço da Assistência Social, o atendimento a famílias necessitadas e a distribuição de cerca de 3.500 pratos de sopa por mês para moradores de rua em vários locais do Centro da cidade.

 

Amigos,

 
comunicamos que em assembléia realizada em 20.03.2016 tomou posse a nova diretoria do CEIA (Centro Espírita Irmão Augusto) e do CASIA (Centro de Assistência Social Irmão Augusto).